Tuesday, February 27, 2007

Rafael Bittencourt conta como está sendo a tour européia


Já estou em Nancy para fazer o primeiro show da tour européia.A cidade é bem pequena e simpatico. Acordei no maior frio as 6:00 da manhã e ainda estava escuro.


Peguei uma revista de Sudoko que a minha mãe me deu e coloquei um Peter Gabriel e Pat Metheny no IPod e o tempo passou depressa.


8:00 am e logo levantam uns e outros que começam a acordar. Será que há café por aqui? A pergunta, ainda silenciosa, querendo despertar nos rostos assonados. O Fabio Laguna, grande madrugador, que sai pra fazer cooper todos os dias (até nos dias de neve), toma coragem e sai descalço e de camiseta para sondar a redondeza. Volta correndo, tremendo com a friaca e esquece o código que abre as portas do ônibus. Eu e o Marquinhos Limone nos divertimos por um breve instante, observando sádicamente seu desespero, até que decidimos abrir a porta por dentro.


E aí, achou café? Não, tudo fechado.Como se o frio não existisse, bota seu tennis e sai para sua corrida matinal nos míseros três graus que faziam lá fora.


9:00. Me cansei de ficar ali dentro e fui dar uma olhada nas ruelas bem típicas do interior da França. Que frio desgraçado! Mas a cena era bonita. O sol nascendo, o ônibus vermelho sangue embalando o sono da maioria, as janelas das casas começando a se abrir e as portas da casa de show Paulete ainda fechadas.


A casa de show se abre para colocar o equipamento, Marquinhos é o primeiro. Começa a descer os cases de batera, levar para perto do portão, para dentro da casa, tira as peças dos cases, limpara o que está sujo, ajeita os pedestais. Que ânimo!


Entro para conhecer o local e um velhinha muito simpático sai de uma portinha desejando bom dia e boas vindas aos que lá estavam. Bon jour! Bienvenue mous amis! Je suis Paulete!A senhora nos contou que tem 83 anos, que possui esta casa de show a mais de sessenta, que lá toca rock a 45 anos e que antes disto o marido dela tocava sanfona lá, mas que perceberam que aquela estória de sanfona não estava com nada. Em poucos minutos ela desenrolou alguns de seus papiros cheios de estórias. Senti uma excelente vibração. Seu marido Ivy, já estava montando o palco, pendurando luzes, subindo escadas, carregando caixas etc. Ele deveria ter uns 60 anos e apresentava bastante saúde e disposição as 9:30 da manhã. Invejável!


Troco uma idéia com o Gus G., guitarrista do firewind. Gente finíssima o cara. Com o Felipe e o Edu saio a procura de uma café, já está mais do que na hora.Entramos numa padaria bem pequeninhina onde o Aquiles e o André Delamanha já se socializam com os velhinhos Franceses. Só tem velhinho nesta cidade?


O Edu desenvolve uma teoria de que na verdade estamos dentro de um filme de terror e que logo algo assustador mudará o curso da estória. Começamos a desenvolver os detalhes do roteiro até que a luz da padaria se apaga. Que medo! Ouvimos os passos lentos da dona do local que calmamente alcança a caixa de luz e reinicia as chaves... Bizarro!


Voltamos pela ruazinha contrastando nossas jaquetas de couro e cabelões com as sacadas floridas de casas muito antigas e pessoas idosas com seus passos lentos mas vitoriosos.Já acordou o pessoal do Firewind e do Power Quest que são as bandas que vão nos acompanhar nesta turnê abrindo nossos shows e nos apresentamos e conversamos amenidades.


Foi uma bela manhã de sol.


Agora são quase 13:00 e na casa que vamos tocar não há internet nem chuveiro. Estamos no “middle of nowhere”. Vamos alugar um quarto de hotel para todos tomarem banho. Se der, gostaria de ser um dos primeiros a usar o chuveiro porque não sou muito fã de sabonete com pentelhos e chão enlamaçado. Estou escrevendo enquanto ouço Almir Sater no fone. Gosto muito de sertanejo de raiz e modas de viola.

Friday, February 23, 2007

Sayonara Nippon!!!!!

A foto acima, tirada no último show do Japão, diz tudo que foi a turnê em cima dos palcos. A bandeira foi jogada por um fã, e diz "United we're breaking the rules", em referência à letra de "Voice Commanding You". Caso estranhem, o "sétimo integrante" na foto é o Hansi, do Blind Guardian!

Angra agradece a todos pela turnê japonesa

Todas as pessoas que estão nesta foto foram de suma importância para que a turnê japonesa tivesse o sucesso que alcançou. Equipe do Angra, equipe do Blind Guardian, equipe local de apoio e obviamente os músicos foram todos brilhantes, e os fãs com certeza.

Japonês tocando berimbau??

O Ryuji Takeno é nosso braço direito na gravadora JVC do Japão. Neste dia ele nos levou a um ótimo restaurante coreano, acabou aprendendo a tocar berimbau, e ganhou uma verdadeira serenata brasileira com o som de "Marinheiro Só", com as palavras trocadas por "Takeno-san".

Rafael no Hard Rock Cafe

Rafa entregando sua guitarra autografada ao Hard Rock Cafe! Se um dia você puder ir ao Japão, confira!

Último dia do Angra no Japão

O último dia do Angra no Japão, foi obviamente o mais corrido de todos. Parecia que aquela terça feira, 13 de fevereiro, era uma jornada de muito mais que 24 horas. pela manhã, a rede de televisão IPC foi buscar a banda, em uma imensa limusine, para levar à casa de show, como parte de uma grande matéria que fizeram sobre a turnê japonesa, e que deve ir ao ar em breve. Durante o dia, diversas sessões de foto aconteceram, assim como uma onde Kiko Loureiro recebeu o prêmio de melhor guitarrista do mundo, eleito pela revista Burrn! Muitas pessoas importantes apareceram durante o dia para cumprimentar a banda, tais como o famoso Masa Ito, uma espécie de deus do metal no Japão, reconhecido por seus programas de TV e rádio, assim como críticas de Cds, matérias e entrevistas. Rafael e Kiko também foram até o bairro de Shinjuku, onde pararam para conversar com um grande número de fãs, sendo reconhecidos por todo mundo, o que deixou o já congestionado bairro ainda mais caótico. À noite, após o show ainda houve tempo para pararmos no Hard Rock Cafe, onde o Rafael doou uma guitarra autografada ao restaurante. Quem for nos próximos meses ao Hard Rock de Roppongi, verá a guitarra na parede, e quem for ao restaurante de Ueno, verá um prato autografado do Aquiles. O jantar após o show foi oferecido pela gravadora JVC, e a noite acabou com o Kiko ensinando a japonesada, calibrada no vinho, a tocar berimbau!











































Tuesday, February 20, 2007

Mais fotos do último show do Angra em Tokyo


Angra autografa camiseta para o Hard Rock Tokyo - Ueno








Hansi Kürsch no palco com o Angra

No último show da turnê do Angra com o Blind Guardian, em Tokyo, no Shibuya AX, o vocalista do Hansi Kürsch participou com o Angra da faixa Winds Of Destination, da qual já havia gravado os vocais no Temple Of Shadows. O show foi simplesmente fantástico, e a casa, mais uma vez, teve todos os ingressos vendidos. No momento que Edu chamou Hansi ao palco, os dois cantores fizeram discursos sobre o Heavy Metal, falando que o estilo é movido pela união, e não por rivalidades. O respeito mútuo nesta turnê foi o ponto alto de tudo, e quem sabe um dia ela não se repete em outros lugares do planeta? Confira as fotos da passagem de som:







Foto da banda com Felipe mascarado


Saturday, February 17, 2007

Felipe se machuca em Sapporo

Não é para se assustar, pois o Felipe já está bem! Na manhã do dia do show de Sapporo, no Japão, Felipe subiu um montanha, com o Rafa, para fazer snowboard, mas devido a uma queda de diversas pessoas, Felipe acabou caindo no chão, batendo a boca e levando 18 pontos. Todos ficaram muito aflitos, mas ele ainda saiu do hospital cheio de dor e foi direto para o palco, revezando sua performance em pé e sentado. Nas fotos, a máscara que ele está usando é muito comum no Japão entre as pessoas que estão com gripe!




Aquiles também foi solidário ao Felipe, obviamente que à sua velha e boa maneira!


Saturday, February 10, 2007

Passagem de som de Sapporo

A passagem de som do show desta noite de Sapporo foi marcada por uma jam com instrumentos trocados, com a banda fazendo diversos clássicos do Iron Maiden, além de Accept. O show promete!

Kiko san empolgando-se com as linhas de Steve Harris

Angra chega a Sapporo

Após 10 dias de clima agradável por todo o Japão, chegamos finalmente à Sapporo, no norte do país. A cidade é famosa por seu festival de inverno, onde artistas fazem imensas esculturas de gelopelas ruas, o que atrai milhares de turistas do mundo todo. A temperatura chegou a cinco graus negativos e a quantidade de neve na rua rendeu bons escorregões pelas ruas.


Os fãs sempre aguardam a banda nos aeroportos e nas estações de trem.


Muito frio ou quer mais?

Mais uma escultura maluca das ruas de Sapporo.


Thursday, February 08, 2007

Fotos do show de Hiroshima

O show do Club Quattro em Hiroshima acabou de terminar, e o site do Angra já traz as fotos em primeira mão para vocês. É impressionante como os shows podem surpreender, e este aqui era um dia que ninguém esperava muita coisa, por se tratar de um lugar pequeno, onde nenhuma das bandas poderia usar suas respectivas produções de palco. Ao contrário do esperado, o público agitou demais e o show foi um dos pontos altos desta turnê. Outro fato curioso foi que alguns fãs levaram bonecos dos integrantes da banda e entregaram aos mesmos durante o show. Na última foto lá embaixo, o boneco do Kiko mostra a vocês o set list de hoje, que ainda contou com "Smoke On The Water" com os instrumentos trocados. Amanhã cedo voaremos para Sapporo, loalizada ao norte do japão, e descobrimos que está 07 graus negativos e nevando na cidade. Para aqueles que acabaram de acordar no Brasil, tenham uma boa quinta feira!







Curiosidade nos shows

Entre os mais curiosos fatos que acontecem aqui pelo Japão, um deles é que a mão de obra pesada de montagem de palcos, como carregamento, enrolar cabo, subir em escadas para arrumar luzes, e na grande maioria feito por mulheres. A japinha da foto é uma das ajudantes aqui do Club Quattro. A banda acaba a passagem de som às 17:15 e entra no palco às 18 hrs, meia hora após a abertura das portas.


Angra visita memorial da bomba

Todos conhecem a cidade de Hiroshima por ter sido o alvo dos Estados Unidos para usarem a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial, em 06 de agosto de 1945. O Memorial da bomba fica bem perto do nosso hotel, e fomos passear por lá, ganhando mais uma lição de vida sobre o que aconteceu um dia aqui, dizimando a população da cidade, matando 140,000 pessoas.


O prédio que pode se ver atrás do monumento é o único que foi deixado do mesmo jeito que ficou após a explosão da bomba. É uma espécie de símbolo para todos lembrarem que o que aconteceu aqui nunca mais deve ocorrer em h´pótese alguma.

Tatuagem do Edu em primeira mão!

Para os fãs brasileiros, aqui está a primeira foto da nova tatuagem que Edu fez em Osaka, com a Rocky, uma ótima tatuadora local da cidade. A foto foi tirada durante a sessão de entrevistas que Kiko fez no trem. Aliás, não podemos esquecer que faltou ele mesmo ser entrevistado, o que deve ocorrer na próxima viagem!


Viagem de trem bala para Hiroshima

Na manhã desta quarta feira, o Angra viajou de Nagoya para Hiroshima, no trem bala Nozomi, o mais rápido do mundo, chegando a uma velocidade de 300 kilômetros por hora. Os fãs japoneses mais uma vez seguiram a banda até a estação e embarcaram junto. è impressionante como todos têm dinheiro para ficar nos mesmos hotéis, pegarem os mesmos vôos e tudo mais. Durante a viagem de pouco mais de duas horas, Kiko-san, que está empolgadíssimo com sua nova câmera digital, também usou a filmadora para entrevistar os membros da banda e da equipe sobre suas impressões da turnê japonesa. Confira mais fotos da viagem.










Angra faz batucada no show de Nagoya

Durante o show de Nagoya, o Angra fez os japoneses pirarem com o ritmo brasileiro de percussões, o ponto alto do show. Todos estão comentando muito sobre a variação do set list, e também da versão de Come Together com os músicos trocando os intrumentos. O manager do Blind Guardian comentou que nunca viu ninguém interpretar uma música dos Beatles com tamanha competência! Confira algumas fotos:








Tuesday, February 06, 2007

Angra e Blind Guardian juntos no palco


Calma, as duas bandas não tocaram juntas, mas após a passagem de som, equipes e bandas juntaram-se no palco para uma sessão de fotos para a revista Burrn!, e os brasileiros serão os primeiros a ver a foto. Bem, ao menos aqueles que estão com insônia, pois aqui são 19:30, enquanto no Brasil são 08:30. Enjoy!


Um dia de viagem...

Todos os fãs devem se perguntar como é um dia de viagem durante as turnês do Angra. Hoje a viagem de Fukuoka para Nagoya foi feita de avião, mas o de amanhã para Hiroshima será feito no trem bala. Aqui no Japão os fãs descobrem os vôos que a banda irá pegar, assim como onde irão se hospedar, e seguem o Angra pelo Japão todo. Os fãs são muito respeitosos, e sempre mantém uma certa distância, aproximando-se de vez em quando para tirar fotos ou entregar presentes. Um fato curioso é que diversos fãs entregam envelopes selados, com o endereço de suas próprias casas para enviarmos palhetas a eles. Vamos compartilhar alguns destes momentos com vocês:

Lanche rápido na praça de alimentação do aeroporto de Fukuoka.
Kiko e Ryuji Takeno, o representante da gravadora do Angra, no aeroporto de Nagoya. Ryuji vem sendo de grande importância e ajuda para a banda e equipe aqui no Japão.

Rafael esperando suas malas no aeroporto de Nagoya. O Hansi, do Guardian estava fazendo a mesma coisa, logo ao lado.

O mundaréu de ocidentais vestidos de preto chama atenção em todos os lugares que vamos, tais como o aeroporto de Nagoya.

Edu e Rafael dão entrevista para um programa de rádio do Osamo, este que aparece na foto. O Osamo é um israelense nascido em Nova York e que mora aqui no Japão.




Angra em Fukuoka






















Confira as fotos do show de Fukuoka no Japão. Após a apresentação, Aquiles cortou o dedo, mas nada de problemas maiores, e com a ajuda dos locais, um curativo foi feito e o baterista está pronto para outra.

01 – CARRY ON
02 – NOVA ERA
03 – VOICE COMMANDING YOU
04 – WAITING SILENCE
05 – WINGS OF REALITY
06 – ZITO
07 – EGO PAINTED GREY
08 – ANGELS AND DEMONS
09 – NOTHING TO SAY
10 – REBIRTH
11 – COURSE OF NATURE
12 – SPREAD YOUR FIRE